Perguntas Frequentes

Ajuda

Retiros e Convívios é uma plataforma de inscrições em eventos e actividades, cuja organização está a cargo de diferentes entidades. 

Antes de se inscrever deverá consultar, na respectiva página de detalhe, os dados do evento ou actividade, nomeadamente: informações gerais, como chegar e regulamento.

A inscrição requer a aceitação dos termos e condições da plataforma, da política de privacidade e do regulamento (que estipula, nomeadamente, as condições de cancelamento ou alteração da sua inscrição).

Após inscrição confirmada numa actividade, receberá um email com os dados de contacto do(a) encarregado(a) para quaisquer questões relacionadas com o evento ou a actividade, cujos detalhes são da exclusiva responsabilidade do organizador.

Para esclarecimento de dúvidas e/ou mais informações relacionadas com as actividades, por favor contactar o email: apoioretiroseconvivios@gmail.com

Para aspectos técnicos relacionados com a utilização da plataforma, e se não encontrar nesta página a solução para alguma dificuldade na sua inscrição ou pagamento, por favor contacte-nos por email ou telefone, nos dias úteis das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00 horas:

    Como posso inscrever-me?

    A inscrição numa actividade é realizada única e exclusivamente através do formulário de inscrição disponível na plataforma para cada actividade, consoante a modalidade de alojamento pretendida. 

    Para se poder inscrever numa actividade é necessário registar-se no site, ou seja, criar uma conta.

    Como posso criar uma conta?

    Siga o link em cima ou clique em "Criar Conta" no canto superior direito e poderá criar uma nova conta:

    • inserindo o seu email e definindo uma palavra-passe. Ser-lhe-á enviado um e-mail com um link de confirmação da sua nova conta.
    • fazendo login de uma conta social: neste momento está disponível login por Google e Facebook.

    Porque é que é necessário criar uma conta?

    Ao criar uma conta, garantimos que dispomos de meios de contacto para lhe transmitir informações importantes sobre a sua inscrição.

    É necessário preencher o meu Perfil? 

    Todos os campos de perfil são opcionais. Contudo, se mantiver o seu perfil actualizado, cada inscrição será muito mais fácil e rápida, pois poderá preencher automaticamente parte do formulário de inscrição com os dados do seu perfil. 

    Já tenho uma conta, e agora?

    Uma vez feito o login na plataforma com a sua nova conta, já poderá aceder ao formulário de inscrição, desde que as inscrições estejam abertas e existam vagas para a actividade que pretende.

    Pode pesquisar pelas actividades disponíveis na listagem da primeira página ou clicando sobre "Inscrições" no canto superior direito.

    Como preencho o formulário de inscrição?

    Clicando sobre a modalidade de alojamento pretendida numa actividade, no botão "inscrição online", será direccionado(a) para um formulário.

    Dispõe de 15 minutos para preencher, submeter e finalizar a inscrição. Deverá preencher todos os dados solicitados e ir clicando em "Próximo passo".

    No fim, clique em "Submeter".

    Se o formulário contiver erros, o sistema informará qual o campo por preencher ou incorrectamente preenchido. Corrija e volte a submeter.

    Posso inscrever várias pessoas com a minha conta?

    Sim, depois de submeter o formulário, verá o resumo do seu pedido e poderá inscrever mais pessoas clicando em "Adicionar inscrição". Procure a actividade e modalidade de alojamento pretendida e preencha um novo formulário para cada uma das pessoas que deseja inscrever.

    Como posso pagar a minha inscrição?

    É necessário finalizar e prosseguir para pagamento no seu pedido de inscrição para ser gerada uma referência Multibanco. Caso falhe este passo, a inscrição não será finalizada e a referência para pagamento não será gerada.

    Poderá dirigir-se a uma caixa MB ou efectuar o pagamento através dos serviços de homebanking disponibilizados pelo seu banco, na opção "Pagamento de Serviços e Compras" e preencher os dados de Entidade, Referência e Valor.

    Apenas as inscrições pagas são inscrições confirmadas. Se expirar o tempo para pagamento, as vagas não serão asseguradas.

    Caso tenha apenas sinalizado a minha inscrição, como posso proceder ao 2º pagamento?

    Entre na plataforma com as suas credenciais e clique em "as minhas inscrições" no canto superior direito.

    Seleccione a inscrição que pretende e clique em "ver detalhe do pedido" e depois em "Efectuar 2º pagamento". Será gerada uma ref.ª MB para pagar o restante valor da inscrição.

    NOTA IMPORTANTE: considere a data limite especificada na plataforma e não na ref. MB. Caso contrário, a sua inscrição será cancelada automaticamente pelo sistema.

    Posso fazer um único pagamento para várias inscrições?

    Sim. Sempre que inscreve uma pessoa tem a opção de adicionar outra inscrição ao seu pedido. Ao finalizar, será gerada uma referência Multibanco para o valor total do pedido (total das inscrições).

    Tentei pagar a referência MB e o pagamento não foi aceite. O que faço agora?

    A referência MB deverá ser paga dentro do prazo indicado.

    Após esse prazo, deverá:

    • Aceder à opção "As Minhas Inscrições" da sua área pessoal (canto superior direito);
    • Aceder ao pedido de inscrição que pretende pagar;
    • Editar o pedido e finalizar, sendo gerada nova referência.

    Receberá um email de inscrição confirmada, após pagamento.

    Tenho questões acerca da actividade em que me inscrevi. Quem devo contactar?

    Depois de se inscrever, receberá um email de confirmação com os dados do(a) encarregado(a), a quem poderá colocar questões relacionadas com a actividade. Caso essa informação não esteja ainda disponível, envie a sua questão para apoioretiroseconvivios@gmail.com

    É possível alterar ou cancelar a minha inscrição?

    Sim, é possível alterar ou cancelar a sua inscrição.

    Caso não tenha ainda feito o pagamento pode entrar em "As minhas inscrições" e cancelar ou editar o seu pedido. Se já tiver sido gerada uma ref. MB, clique em cancelar e depois em "editar pedido" para alterar alguma informação do formulário ou apagar a sua inscrição (ou inscrições).

    Caso já tenha feito o pagamento, mesmo que apenas parcial, por favor consulte o Regulamento da actividade em que se inscreveu bem como os nossos Termos e Condições para saber como proceder.